Comissão recebe secretária de Saúde para prestação de contas

18/02/2020 - Ana Clara Cabral

A Comissão de Saúde e Seguridade Social se reuniu nesta manhã com a presença da secretária de Saúde do Município, Joana Maciel, que apresentou o Relatório do Terceiro Quadrimestre de 2019 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Estavam presentes os vereadores Dr. Porto (PRTB), Dr. Eron (PP), Cláudia Gomes (PTC), Márcio Cruz (PSD) e Plácido […]

A Comissão de Saúde e Seguridade Social se reuniu nesta manhã com a presença da secretária de Saúde do Município, Joana Maciel, que apresentou o Relatório do Terceiro Quadrimestre de 2019 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Estavam presentes os vereadores Dr. Porto (PRTB), Dr. Eron (PP), Cláudia Gomes (PTC), Márcio Cruz (PSD) e Plácido Filho (PSDB).

Na ocasião, a secretária chamou atenção para o fortalecimento que o prefeito Roberto Cláudio vem fazendo na Atenção Primária, direcionando ações para os postos de saúde e correção da distribuição dos medicamentos, com a implantação da central nos terminais. “Vamos concluir sua segunda gestão com 31 novos postos de saúde, duas novas policlínicas, três novas unidades de acolhimento para dependentes de álcool e drogas, dois novos CAPS ADs e implantação de prontuário eletrônico”, disse.

Joana Maciel aproveitou para destacar: “o mais importante é o investimento nas pessoas. Roberto Cláudio realizou concursos públicos específicos para os CAPS, admitindo cerca de 100 profissionais em cada, dentre médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e outros”.

Além disso, também foi realizado investimento no atendimento pré-hospitalar do SAMU. “Continuamos com o programa de educação permanente para garantir a equipe muito bem qualificada. Temos 24 novas ambulâncias rodando, além de 10 novos carros na reserva, impactando positivamente no tempo-resposta de atendimento”, falou.

Durante a reunião também foram citadas duas linhas de cuidado prioritárias. A linha de cuidado do trauma, composta pelo Instituto Dr. José Frota e Frotinhas; e a linha materno-infantil, composta por Gonzaguinhas, Nossa Senhora da Conceição, Hospital da Mulher e Hospital da Criança. “Todos esses equipamentos passaram ou estão passando por reforma e ampliação”, garantiu.

Apesar de investimentos sendo feitos nos equipamentos de Saúde, a secretária acredita que as políticas intersetoriais são a chave para uma população saudável. Fazem parte do projeto a infraestrutura, saneamento básico, educação, requalificação das praças e mobilidade. Ela explica: “evidências científicas mostram que quanto melhor o saneamento, mais saudáveis são as pessoas, quanto maior o nível de escolaridade da mãe, menor é a mortalidade infantil”.

“Existem estudos que mostram que a cidade que investe mais em praças e em mobilidade urbana, fazendo com que a população se movimente mais, combate o sedentarismo. Estes são frutos que se colhem a médio e longo prazo, mas já podemos notar a diferença hoje. Fortaleza já reduziu 50% das mortes no trânsito graças ao investimento em mobilidade”, completou.

Ao final, Joana Maciel tocou no assunto das arboviroses: “por mais que nosso índice de infestação seja baixo, o Aedes aegypti é muito adaptado ao nosso clima. É necessário continuar com todos os cuidados para que o índice continue baixo em 2020”.

Dr. Porto, presidente da Comissão de Saúde e Seguridade Social, agradeceu a secretária pela prestação de contas regimental, que explicou todas as ações da Prefeitura. “A Saúde tem o orçamento de 27%, devido sua importância. O prefeito está tentando melhorar a vida das pessoas e a vida da cidade. Nós já fizemos muito e ainda precisamos fazer mais.”, concluiu o vereador.

Foto: Érika Fonseca