Cláudia Gomes destaca Dia Mundial de Combate ao Câncer

05/02/2020 - Cleonardo Dias

Durante a realização do Grande Expediente, a vereadora Cláudia Gomes (PTC) utilizou a tribuna para destacar a realização do Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no dia 4 de fevereiro. A data foi instituída em 2008 pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), com o objetivo de mobilizar e conscientização a sociedade sobre a […]

05.02.2020

Durante a realização do Grande Expediente, a vereadora Cláudia Gomes (PTC) utilizou a tribuna para destacar a realização do Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no dia 4 de fevereiro. A data foi instituída em 2008 pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), com o objetivo de mobilizar e conscientização a sociedade sobre a doença e estimular a prevenção.

A vereadora iniciou sua fala apresentando alguns números sobre a doença. Segundo dados, cerca de 9,6 milhões de pessoas no mundo morrem anualmente acometidas de algum tipo de câncer e que 70% dessas pessoas estão na classe média e baixa.

Cláudia Gomes destacou alguns projetos de leis de sua autoria que tratam sobre a prevenção e o combate ao câncer. O primeiro foi o PLO nº 10.896/19, já sancionado pela Prefeitura de Fortaleza, que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Garganta, a ser realizada na última semana do mês de julho, com vistas a desenvolver ações voltadas também à saúde bucal.

Outro projeto sancionado pelo Executivo foi o Projeto Lei Ordinária nº 10.888, de 27 de maio de 2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes informativos nas barracas de praia de Fortaleza, alertando sobre os riscos de câncer de pele e outras doenças. A vereadora alertou que no Brasil, cerca de 33% dos casos de câncer são de pele. “É importante existir um aviso informativo lembrando que o câncer existe e que você precisa se proteger. A prevenção é a melhor forma”, disse.

A vereadora também destacou o Projeto de Indicação nº 382/19, que dispõe sobre a implantação de Unidades Móveis Itinerantes de Prevenção à Saúde da Mulher. Cláudia destaca que a unidade percorrera bairros da cidade realizando exames de prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

Foto: Érika Fonseca